segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como começou a compulsão alimentar e possiveis causas...

Não sei precisar a data ou a razão...apenas imagino algumas razões.
Pratiquei ginástica ritmica dos 5 aos 17 anos. Era uma boa atleta (modéstia à parte) e apesar de fisicamente não corresponder ao esteriotipo de ginasta (era sempre a mais gordinha) ganhei praticamente todos os campeonatos regionais (perdi apenas uma taça regional, onde o recinto não era o ideal), orgulho-me muito de ter sido boa no que fazia, de sair nas noticias regionais mas durante 12 anos ouvia sempre as pessoas me dizerem que era gordinha. Eu era uma criança, e mais tarde adolescente, e não interessava se ganhava , a única coisa que as pessoas tinham a apontar é que eu era gordinha ( se fosse hoje devia-lhes responder: sim sou gordinha mas continuo a ganhar o campeonato às vossas filhas magrinhas).
Por outro lado, em casa a minha mãe escondia as bolachas e biscoitos, não era para nós, não haviam chocolaes, e o que é que eu fazia? Comia as bolachas às escondidas, sempre que tinha algum dinheiro era para comprar bolos e chocolates e em casa, para ter algo doce para comer, usava as latas de leite condensado para fazer brigadeiros.
Acho que com 10 anos comecei a ter compulsões.
O porquê de sentir que necessitava de comida para compensar alguma coisa?
Já expliquei a situação da ginástica e com a minha mãe não era diferente.
Ter boas notas não era motivo de festa, era simplesmente o que esperavam de mim, motivo de desaprovação era não ter boas notas. Para além disto, sempre senti que a pressão era apenas sobre mim e a minha irmã era tratada de forma diferente, tudo era aceitável pois ela tinha mais dificuldade.
Falta de auto-estima, reconhecimento fizeram de mim o que sou hoje. Tento lutar para melhorar, para acreditar em mim mas às vezes é muito dificil.
E por agora sou esta pessoa que aparenta que tudo está bem, que tenta agradar os outros para não se sentir sozinha mas muitas vezes não se sente feliz.

2 comentários:

  1. Pára imediatamente de querer agradar os outros!!
    Tu tens que estar sempre em 1º lugar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Espero que este blogue te ajude a desabafar e a sentir menos sozinha. Estamos aqui :)

    Beijinho

    ResponderEliminar